Uma pesquisa realizada por Knibb, Barnes e Stalkes (2015)*, verificou que uma maior confiança dos pais no manejo da alergia alimentar pode contribuir para uma melhor qualidade de vida de suas famílias!
Na prática, o que isso significa?
Que a forma como os pais/cuidadores lidam com a alergia interfere diretamente no bem estar de toda a família!
Mas como os pais/cuidadores podem gerenciar a alergia alimentar promovendo uma melhor qualidade de vida?
1- Ampliando o conhecimento e as informações sobre a alergia alimentar para o aumento da sua confiança na administração da alergia.
2- Encontrando uma forma “leve” de lidar com a alergia, para que os filhos enxerguem possibilidades e alegrias sendo alérgico.
3- Não deixando que a vida familiar “gire” completamente em torno da alergia alimentar. A alergia é, portanto, apenas um aspecto que a família precisa enfrentar em sua caminhada.
5- Cuidando do seu lado emocional, para que consigam administrar a ansiedade, os medos e as tristezas que as situações envolvendo a alergia podem produzir; e encontrar boas estratégias de gerenciamento da alergia alimentar que favoreçam o bem estar da família.
6- Pedindo ajuda quando necessário! Os pais/cuidadores não precisam resolver tudo sozinhos! Conversas com grupos de apoio virtuais e presenciais, com equipe médica e com psicólogos são boas oportunidades de encontrar novas possibilidades de cuidados e de aumentar a confiança no cuidado com os filhos e a família! * R.KNIBB; C.BARNES; C.STALKER.Greater confidence in management of food allergy by parents predicts better quality of life. Clin Transl Allergy.v.5.2015
#alergiaalimentar #aplv #alergiaaproteinadoleitedevaca #alergiasmultiplas #erikagomespsicologia #foodallergy #psicologia #psicologa#cuidado#enfrentamento