Por Welinton Benga
Conhecemos a Bianca por conta de um evento realizado na cidade de São Paulo em abril de 2019, quando da Semana Mundial de Alergia, cujo temática era as Alergias Alimentares. Posteriormente a Bianca e sua família (Mateus, Lucas e Felipe) se tornaram voluntários no nosso projeto, o qual realiza intervenções em ambientes hospitalares e casas de apoio com vocação no tratamento e suporte ao câncer infantil.
Geralmente, quando visitamos casas de apoio, conseguimos autorização para levar os nossos filhos. E ai, começa a nossa tentativa de incluir o Lucas em nossas atividades. A Família do Lucas sempre chegava em nossas intervenções após o almoço, traziam as “marmitinhas” prontas para fazer algum lanchinho, não participavam do café da tarde, entre outros momentos.
A Bianca sempre foi uma grande parceira e uma voluntária muito atuante no nosso projeto e no último mês de setembro realizamos um almoço beneficente. A gente queria que o Lucas pudesse comer algo junto com as outras crianças. Então começamos a pesquisar empresas que pudessem nos ajudar neste processo. Uma das empresas contatadas, achou incrível a nossa proposta e nos fez uma doação de alguns produtos, mas o maior aprendizado veio em seguida, quando o pessoal do marketing da empresa nos disse assim: “Mãe de Alérgico não pode ter surpresas, pois as vezes a surpresa vira susto. Estamos te enviando toda a descrição dos nossos produtos. Envie para os pais avaliarem primeiro e com certeza eles irão explicar para o filho que o alimento x ele poderá comer tranquilamente no evento”.
Então, o que era para ser uma surpresa precisou ser anunciado e combinado, mas isso não tirou a grandiosidade da iniciativa de incluir o Lucas de alguma forma no nosso evento.
Ah, e passamos a observar algumas situações também a partir da convivência com a família nas nossas intervenções. Alguns sorvetes de frutas o Lucas pode consumir e sempre que possível nos nossos eventos oferecemos sorvetes. A nossa maior alegria é ver o Lucas indo até o local, pegando o seu sorvete e saindo feliz, sem precisar combinar antes com a Bianca, mas é claro que os rótulos continuam sendo lidos e o mochilão com o kit intercorrência sempre está nas proximidades.
Obs. 1 A partir da convivência, pudemos compreender que se privar de alguns momentos é um lindo gesto de cuidar e cuidar é um dos maiores gestos de amor.
Obs. 2: é preciso falar sobre alergias de forma mais ampla.
Obs. 3: os fabricantes podiam facilitar o processo. Buscar empresas inclusivas também não é um processo fácil.
Obs 4. Por tudo isso o portal Conexão Alimentar surge como um grande integrador
Welinton Benga
Descobridor de sorrisos no projeto Tartarugas do Bem
www.tartarugasdobem.ong.br