4 maneiras de como empresas alimentícias podem ajudar os clientes com alergias alimentares

Fonte: My Food Allergy Team / Jessica Wolpert

A conscientização sobre alergias disparou nos últimos anos — especialmente a conscientização sobre alergias alimentares.

No entanto, as empresas que vendem produtos alimentícios, às vezes. têm dificuldade em se atualizar.

Se você administra um negócio de alimentos, as quatro dicas a seguir podem ajudá-lo a fornecer uma experiência alimentar segura para seus clientes. Se você tem alergias alimentares, pode compartilhar essas dicas com pessoas no setor de serviços alimentícios.

1- Treine a equipe para se comunicar

Oferecer treinamento sobre alergia alimentar aos seus funcionários pode fazer uma grande diferença. Certifique-se de que toda a equipe conheça os ingredientes nas receitas e possa comunicar esses ingredientes aos clientes.

Em um restaurante, a equipe da recepção deve ser treinada para perguntar aos clientes sobre alergias alimentares. Gentileza e paciência são muito importantes, pois pessoas com alergias alimentares geralmente se sentem estranhas ou nervosas ao falar sobre suas informações médicas. 

Os garçons e a equipe da recepção também devem ser capazes de comunicar informações sobre alergias à equipe da cozinha.

Todas as informações sobre alérgenos alimentares devem fazer parte de um plano por escrito que seja comunicado com todos da equipe e esteja disponível para a equipe se eles precisarem de uma atualização. Mantenha este plano atualizado, especialmente conforme suas receitas e produtos mudam.

2- Use a transparência alimentar para alertar sobre alérgenos

Os consumidores, mesmo aqueles sem alergias alimentares, estão se interessando mais por um conceito chamado transparência alimentar — saber quais ingredientes estão nos alimentos que comem e de onde vêm esses ingredientes. Se você estiver vendendo produtos embalados, certifique-se de que os rótulos dos alimentos estejam completos e destaquem quaisquer alérgenos.

Os restaurantes podem fornecer listas de ingredientes para cada prato para que as pessoas com alergias alimentares possam ter o máximo de informações disponíveis. Se não for possível listar todos os ingredientes, como em um restaurante, anote os alérgenos alimentares comuns, como trigo, marisco, nozes e soja, no seu menu. Os sistemas de ponto de venda de restaurantes online também podem armazenar informações sobre alérgenos.

Informações detalhadas podem ajudar as pessoas com alergias alimentares a se sentirem mais seguras em seu estabelecimento e fazê-las voltar. 

3- Evite contaminação cruzada

A equipe deve ter recipientes fechados para alérgenos comuns, como sementes ou farinha de trigo, para evitar que esses ingredientes tenham contato cruzado com outros alimentos. Se sua empresa tiver uma cozinha com espaço suficiente, você pode criar uma área separada para preparação e cozimento sem alérgenos.

Caso contrário, higienize completamente essas áreas antes de preparar alimentos para pessoas com alergias alimentares. Por exemplo, limpe todos os utensílios e superfícies de trabalho, bem como uniformes e luvas. Também pode ser necessário trocar a gordura da fritadeira.

Mesmo ao servir alimentos, é importante usar utensílios de serviço separados e enviar os pratos separadamente. Preparar “kits de alergia” com utensílios higienizados com antecedência pode ser útil, juntamente com adesivos ou outras identificações para marcar os pratos para pessoas com alergias alimentares.

4- Treine a equipe para lidar com reações alérgicas, se elas ocorrerem

Sua equipe deve saber o que fazer se um cliente tiver uma reação alérgica. Estudos com trabalhadores de restaurantes descobriram que, embora a maioria fosse informada sobre alergias alimentares e tivesse uma atitude positiva sobre servir pessoas com essas alergias, muitos não tinham sido treinados sobre o que fazer se alguém tivesse uma reação alérgica em seu local de trabalho.

Conhecer os sintomas de uma reação alérgica, bem como como tratar adequadamente pessoas com reações alérgicas leves e graves — como anafilaxia — manterá os clientes seguros.

Se você administra um negócio, como você tenta garantir a segurança dos clientes com alergias alimentares? 

Se você tem alergias alimentares, quais são suas ações favoritas realizadas em empresas alimentícias que fazem você se sentir seguro?