Projeto Halloween inclusivo no Conexão. Faça o download do cartaz e também para colorir

Por Bianca Kirschner

Sim, aqui vai ter Halloween Inclusivo, ou Dia das Bruxas, para quem preferir. E as crianças com alergias alimentares saberão  que é possível “doces ou travessuras” com toda a segurança.

Com cuidado, essas atividades podem ocorrer sim;  vale a pena participar dessa ação, para os vizinhos verem e para postar nas redes; isso gera curiosidade e dissemina a ideia. O importante é conscientizar.

Tudo isso só é possível por causa da iniciativa de Becky Basalone, criadora do The Teal Pumpkin Project. Em 2012, ela teve a excelente ideia de pintar uma abóbora da cor azul (teal), cor oficial da alergia alimentar. Naquele ano, o Halloween foi possível para os alérgicos do bairro e da cidade. Os doces presenteados eram livres de alérgenos.

Mais importante: a abóbora azul teal virou símbolo da conscientização da alergia alimentar no Halloween.

A FARE (Food Allergy Research and Education) também achou excelente a ideia e foi a primeira organização a divulgar a ideia para o Halloween 2014, promovendo o Teal Pumpkin Project para a mídia em todo o país. Nossa família tem feito essa comemoração desde 2014.

Esse conceito da abóbora viralizou nas redes sociais e atinge atualmente milhões nos Estados Unidos e em outros países. Hoje, várias organizações e famílias ajudam a manter essa iniciativa de inclusão. Isso prova que as melhores atitudes estão nas ideias que podemos ter e concretizar.

Em 2020, a turminha no prédio onde mora o Lucas também participou de uma ação Halloween inclusivo. Sob minha coordenação, preparamos várias abóboras de cor azul. Foi uma dia de muita alegria com o agito e todos tiveram muita disposição em participar. Tudo começou no supermercado, passamos pelas atividades e terminamos em um piquenique de doces sem alergênicos. Acompanhe nas fotos abaixo.

É importante é manter a ideia viva. Para isso, preparamos um cartaz pra você,  alérgico alimentar ou familiar, fixar na porta do apartamento ou casa. E também um pra colorir. 

Participe e curta essa jornada.

Faça o download do cartaz .PDF:
cartaz_conexao_inclusao_halloween

Faça o download do cartaz pra colorir .PDF:
cartaz_conexao_inclusao_halloween_desenho

 

Linha do tempo Abóbora Azul:

 

 

A hora e a vez das cozinhas inclusivas

Por Bianca Kirschner Final do ano é sempre uma correria, e com a maioria das atividades já retomadas pós pandemia, Leia mais

Tecnologia e alergias alimentares

Bianca Kirschner Talvez um dos gadgets mais conhecido dentro das restrições alimentares atuais seja o @nimasensor bastante usado por celíacos. Leia mais

Panela da Ju leva felicidade para alérgicos alimentares

Juliana e Fabrício com as filhas Ana Sophia e Beatriz Por Bianca Kirschner Em 2015, após Leia mais

Impactos positivos das alergias alimentares

Por Bianca Kirschner As alergias a alimentos podem se tornar um aspecto muito negativo em nossas vidas, mas é importante Leia mais